quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Maxi Colar Rústico

Garotas criativas, esta customização é uma dica muito legal pra você reaproveitar restos de materiais de outras customizações e de bijoux que você não usa mais, um maxi colar que mostra que você ainda pode...pode tudo!! Abuse da sua criatividade e corre fazer o seu...
Este maxi colar foi feito com várias sobrinhas de outgras customizações mas você pode comprar pequenas quantidades de materiais que se combinem entre si ou, partir de uma peça que tenha e acrescentar as menores que combinem com ela. Eu tinha algumas, desfiz um cinto de coquinhos de vários formatos e um brinco de continhas rústicas, no geral, comprei somente a florzinha e os aviamentos. Acredita?? Aposto que vocês também podem porque existe algumas peças de bijous no seu armário que vocês nem usam mais e podem criar esta peça nova e usar muito...alguém disse praia à vista?? Super combina não é??
Para esta customização você vai precisar de:
- pedrarias diversas (vidrilhos, canutilhos, miçangas, pérolas, gotas...);
- materiais de cinto, brinco, pulseira ou outro colar;
- botão liso e simples;
- cordão marrom;
-  tecido de feltro;
- cola universal;
- cola pano;
- linha, agulha, tesoura, papel e lápis.
Junte todos os materiais que você tiver, veja o que falta e depois de desmanchar o que você já tem em casa de bijoux...acaba vendo melhor o modelo que realmente vai fazer, as peças ajudam a definir isto com uma base de molde já definida. Não pense muito nas peças que você não tem igual as que usei, com a montagem na hora de fazer, isso vai se adequando com o que você tiver em casa mesmo, não tem muito padrão, bagunçadinho e desproporcional também fica bem legal. Veja como comecei na foto 1 abaixo, apenas defini o molde, pode ser baseado em algum que você já tenha porque já tem o modelo e o tamanho que gosta, ou invente outro seguindo o tamanho que desejar.
A primeira coisa que quero falar pra vocês também como dica é, se algum material que você tenha em casa e quer usar mas não tem a cor que combina com o que você está pretendendo, sem problema, pinte com a tinta dimensional ou a de artesanato que dá certo. Eu tinha esta rosinha que parece um botão maior porque já vem com os furinhos que costurar se quiser, era de uma pulseira que desmanchei mas era rosa, veja na foto 2 abaixo.
Veja na foto 3 acima, pintei duas rosinhas de preta e uma branca, vou usar estas em outra customização...aguardem :) Mas a marrom foi pintada para usar nesta, como esta florzinha tem o furinho, eu coloquei em um palito para pintar e colocar pra secar espetada no pratinho de isopor, mas se for como uma pedra e não tem os furinhos, pode colocar pra secar deitado e quando secar verifique se não tem falhas e pinte corrigindo.
Outra dica que mostro da foto 4 acima é, tente montar mais ou menos o que você deseja na mesa mesmo, só posicionando as peças para ver como poderá ficar , assim você já pode ver se as peças que tem vão ficar proporcionalmente iguais aos dois lados do colar e as maiores que podem ser os detalhes no centro do colar. Tire uma foto só para seguir na hora de montar realmente, você vai ter por onde seguir se por acaso se esquecer de onde havia colocado antes. Agora volte para as rosinhas...
Depois de seca a tinta, foto 1 abaixo, como fica bem fosca, passe uma camada de verniz para combinar mais com os brilhos que as pedrarias sempre tem. Já na foto 2 eu resolvi diferenciar com outra ideia, colocar entre as pétalas da rosa alguns brilhinhos de strass e usei a cola para bijoux, mas poderia ser a universal. Use o palito de dente para colocar ela no lugar certinho antes que seque totalmente. Mas não se engane, como eu disse, esta  branca vai ser usada em outra customização tá!
Vejam na foto 3 acima como ficou as rosinhas depois de pronta, viram que o verniz deixa um pouco branca a tinta na hora que passa, mas depois de seca some tudinho. Depois do molde pronto e recortado no papel, passe para o tecido com o lápis para tecido ou o comum mesmo. Foto 4 acima.
Depois de desenhado no tecido de feltro é só recortar bem certinho para ficar o mesmo desenho nos dois lados, veja na foto 1 abaixo. Na foto 2 abaixo, eu coloquei as peças dentro deste molde para definir mais ou menos o lugar de cada um, ou pelo menos, das peças maiores. Dica, um botão liso com bordinha mais alta em relevo, pode fazer uma base bem legal para as pedras maiores, ou no meu caso, a florzinha. Este é o momento de tirar e colocar as peças em lugares diferentes dentro deste molde e ver onde você gosta mais, tire a foto quando for o que quer para não esquecer e tentar se guiar na hora que estiver fazendo.
Comece a fazer o colar na parte de cima, fazendo o acabamento que fica mais próximo do pescoço, eu gosto sempre de fazer uma borda de aviamento porque tem um desenho mais alto que acompanha as pedras que também são mais altinhas, vá colando com a cola de tecido contornando o molde. Foto 3 acima. Depois, na foto 4 acima, fiz uma carreira de uma pérola para cada 4 miçangas e costurei até o final do molde que acompanha o aviamento. Depois outra com o cordão, neste caso eu até aproveitei para usá-lo de amarrar no pescoço, então deixei uma sobra no início, fiz um nozinho ao iniciar o colar, segui contornando as miçangas e pérolas e fiz outro nozinho no final, para não correr o risco de sair com o uso, eu colei com a cola universal mas ainda sim, deu um póntinho com a linha na finalização dos nozinho de cordão.
Depois disso, cole ou pregue as peças maiores para delimitar o espaço a ser preenchido com as peças menores, então colei a florzinha no centro do botão e o botão na ponta do colar. Veja na foto 1 abaixo.
Já na foto 2 abaixo mostra que fiz um contorno no botão com as mini pérolas para esconder um pouco a base do botão, ficou bem legal e uma dica boa nesta hora é: depois de bordar uma camada das pérolas, passe outra vez a linha na parte de dentro de todas elas até o final do circulo que se formou, para unir melhor e dar um formato juntinhas uma das outras. Também fiz isto nas peças de contas maiores unindo com as menores do lado da rosinha. Tente fazer iguais em ambos os lados nestas partes que ficam mais próximas do centro do colar porque destaca mais.
Segue bordando e colando até preencher todo o meio do colar, também coloquei uma conta de coquinho nas pontas do cordão que vai ser amarrado no pescoço, finalizando com os nozinhos para não cair, mesmo assim, passe um pouco de cola para assegurar que não vai cair com o uso. Veja na foto 3 acima. Depois de preencher todo o centro, segue para o contorno dos cantos, eu mesclei este contorno com as pérolas e as miçangas, deu um contraste de cores em cada ponto mas você pode fazer tudo de uma cor só ou uma de cada para mixar do início ao fim...como quiser!! Foto 4 acima.
Que tal o colar depois de pronto?? Fala sério que vai dar um up total ao look e no com um jeans basiquinho...um super destaque moderno, eu sou suspeita pra falar porque amei!!! bjux

Um comentário: