sexta-feira, 5 de abril de 2013

Clutch Bag

Olá meninas, o post de hoje vem chegando para complementar um look mais arrumadinho de fim de semana com uma das lindas opções de carteiras que podemos ver por todos os lados e arrasando como um acessório exclusivo. O meu clutch bag vem cheio de charme, com um forrinho verde em um tecido bem fininho estampado que tem até uns detalhes brilhosos, ficou linda. Escolham um tecido e façam, garanto que é mais simples do que parece e o resultado é incrível, vejam:
Existem vários modelos de clutchs e aos poucos tenho certeza que vou fazer um de cada, mas este eu confesso que tinha mais urgência porque ganhei um maxi colar lindo em tons de verde água e precisava de uma estampa que tivesse esta cor, não é regra, mas o look que montei para usar com o colar já tinha muita cor então resolvi fazer uma carteira que acompanhasse o tom do colar e ficou exatamente o que eu esperava. Tenho certeza que vão entender fácil as fotos e para fazer este modelo, vamos precisar de:
  1. papelão de gramatura 100, o meu tem até um pouco mais que 100 e também deu certo;
  2. cola de contato e/ ou cola universal;
  3. cola pano e/ou cola para artesanato,
  4. 40 cm de tecido de algodão, gorgurinho ou fibra sintética;
  5. 30 cm de manta acrílica;
  6. 2 botões de imã;
  7. 2 dúzias de pregadores de roupa, precisa ser de madeira;
  8. lápis, tesoura, régua, fita métrica;
  9. enfeites opcionais, correntes, botões, pedrinhas de strass, argolas
Primeira foto os materiais, e segunda foto já recortando as primeiras peças. É melhor definir primeiro o tamanho que você vai querer a carteira, podem se basear pelas medidas que usei na minha, sendo para mais ou para menos, desde que acompanhem a mesma proporção para não dar errado na junção da parte interna com a externa. Esta tem um quadrado de 33 x 33 cm de tecido para a parte externa, como eu escolhi este tecido mais fino para a parte de fora da bolsa, tive que fazer o fundo do mesmo tecido verde que usei no forro. Então esta primeira parte da bolsa tem dois quadrados de tecido de 33 x 33, o verde do fundo e o estampado, então corte o estampado, cole no tecido verde com a cola pano, espere secar e corte o tecido verde do mesmo tamanho. O tecido sempre vai ter 3 cm a mais que o tamanho da bolsa para poder cobrir o papelão, então o tamanho da bolsa é de 30 x 30 cm, quem quiser pode cortar até maior o tecido, mas não precisa mais do que 3 cm para ficar bem coladinho.
Na primeira foto abaixo cortei o tecido, depois aproveite para cortar o molde das laterias, determine se você quer o tecido liso do forro ou o estampado porque nesta fase, se escolher o estampado, não precisa mais forrar com o verde, fica fininho mesmo. É melhor recortar primeiro em um papel para depois caprichar no tecido, o tamanho total é de 14 x 14 cm, mas faça o arredondado das bordas deste retângulo, veja no molde da segunda foto abaixo. Corte duas vezes este molde para ter um para cada lado. Uma dica boa para acertar as bordas arredondadas que fiquem do mesmo tamanho é, cortar o retângulo e dobrar duas vezes, ao meio e novamente juntando as quatro pontas, assim você desenha como vai querer a borda e quando estiver certo, corta as quatro pontas de uma vez só. Vejam como o meu molde aberto sobre a mesa tem a marca do vinco da dobra que fiz antes de cortar, mas corte no tecido aberto mesmo, ok? Desenhe com o lápis que você também não erra no tecido, ou tente fazer a mesma dobra do papel, se o tecido não for muito liso, também dá certo. Mas, os dois lados iguais.
Agora veja na foto três, passe a cola pano nas bordas e dobre ao meio, veja bem o lado direito do tecido nesta hora, para não deixar o avesso para fora. Por exemplo, no meu caso este tecido tinha um certo brilho e o avesso era fosco, o brilho fica mais bonito para fora, para acompanhar a parte da frente e trás também. Depois, última foto acima, recorte as partes de papelão, o externo de 30 x 30 cm e o interno com 29 x 30 cm, vai ser sempre assim, um centímetro a menos  na parte de dentro. Portanto,o tamanho que vocês preferirem fazer, façam um quadrado na parte de fora, com lados iguais e parte de dentro com uma parte igual a de fora e a outra um centímetro a menos. Por exemplo: uma maior com 35 x 35 cm e a parte de dentro vai ter 34 x 34 cm, um modelo menor com 25 x 25 e a parte de dentro com 24 x 25 cm.
O mais importante nesta parte do papelão é, depois de cortar o tamanho certo, escreva com um lápis qual parte é de fora e de dentro para não errar, a menor sempre é a de dentro e também, que precisa modelar o papelão antes de colar tecido, por isso ele está assim arredondado na foto quatro. Faça este contorno usando a tábua da mesa mesmo, forçando o papel na mesa até ficar o quadrado arredondado e não na mão.
Pegue a parte de dentro e coloque sobre o pedaço de tecido que será o interior da carteira, deve ser um quadrado com uns três centímetros a mais para colar por dentro, pode ser um quadrado de 33 x 33 cm. Arrume o papelão neste tecido sobre a mesa, passe a cola de contato e prenda as bordas, esta parte precisa ser colada primeiro as laterias, ou seja, a parte com 29 cm, dos dois lados. Depois de seco, passe na parte de cima e de baixo e cole também, é só acompanhar a dobra que você já fez anteriormente, dobre juntando uma ponta na outra acompanhando o formato que vai ficar e segure com pregadores. Precisa ser pregadores de roupa de madeiras para não correr o pano fora do lugar, deixe secando e faça o mesmo na parte da frente. Dica: nesta parte eu usei cola universal, depois, onde precisa ser mais forte, parte interna colando na parte externa, daí sim usei a cola permanente.
Veja na foto quatro acima, precisa ser pregadores de roupa de madeiras para não correr o pano fora do lugar, deixe secando. Dica: nesta parte eu usei cola universal, depois, onde precisa ser mais forte, parte interna colando na parte externa, daí sim usei a cola permanente. Na última foto começa a parte da frente, corte a manata acrílica no tamanho de 30 x 30 cm e cole com cola pano ou cola branca para artesanato sobre a parte de papelão, veja na primeira foto abaixo. Depois, veja na segunda foto abaixo, cole a parte do tecido que tem a estampa, colando primeiro as partes laterais, segure com pregadores e espere secar os dois lados, depois cole a parte de cima e parte de baixo e dobre as pontas umas nas outras e coloque um monte de pregadores, espere secar também. Dobrado como na terceira foto acima, a parte de dentro.
Veja na foto três acima, marque 5 cm de cada canto da parte interior para furar onde vai ser colocado os botões, dos dois lados, serão quatro furos, dois de cada lado. Sempre na mesma medida para fechar corretamente, sendo que, a parte fêmea do ímã fica na parte que terá os enfeites na frente da bolsa. Na última foto acima,  fure com uma tesoura de ponta e coloque os botões neste lugar, veja na primeira foto abaixo. Depois é só dobrar o pininho do botão com um alicatinho ou pressionando com os dedos mesmo.
Na foto três acima, passe a cola universal, nas bordas dos tecidos das laterais e cole no formato que vai ser a bolsa. Deve ser colada segurando o papelão neste formato arredondando mesmo, para ficar assim no final, segure as pontinhas de cima com pregadores e a parte de dentro com as mãos por alguns segundos e depois, encha de pregadores de roupa em toda parte, faça o mesmo do outro lado enquanto seca este, veja na primeira acima e segunda fotos abaixo.
Na segunda foto abaixo, coloquei os pregadores e esperei secar, depois de seco, fechei as pontas no formato que vai ficar a carteira e coloquei mais pregadores para segurar e esperei secar novamente.
A terceira foto já mostra que, depois de seco, deve-se unir as duas partes da bolsa, retire todos os pregadores, passe a cola permanente na parte externa, coloque a parte interna acompanhando o mesmo formato. Segure com os pregadores e feche a bolsa segurando com mais pregadores. Veja que na última foto acima mostra que deve deixar secando assim, pronta e fechada com os pregadores entre 12 à 24 horas antes de usar, para secar totalmente e não se soltar nas pontas. Este é o tempo total que a cola leva para secar por completo e para a bolsa fixar o formato dobrado. Com os botões imãs bem fechados certinhos na parte de dentro, é claro! Vejam na primeira foto abaixo.
Na segunda foto abaixo mostra mais de perto os detalhes de enfeite que resolvi fazer na parte da frente da bolsa, eu fiz depois de pronta mas deu muito mais trabalho, esta parte deve ser feita antes de pregar um lado no outro, melhor para costurar. A não ser que sejam detalhes somente colados, como foi o pingentinho de lacinho, mas a corrente, os strass nos meios da corrente e os botões que finalizam o canto, foram pregados com linha transparente. Fica mais fácil pregar antes de colar o tecido no papelão, ok?
Na terceira foto mostra mais certinho como ficou na parte de dentro e na última com os detalhes na frente, vejam nesta foto qual é a parte certa do imã que tem que ficar na parte da frente da carteira, para fixar corretamente a bolsa fechada. Vejam que quando é feita na medida correta e colada as partes no lugar certinho, nem parece que foi colada, procure não borrar cola nem nada. O acabamento e o capricho na hora de fazer, são principais para a bolsa ficar mais bonita. Vejam como depois de pronta, aparte de trás esqueci de fotografar mas não tem detalhe nenhum, é simples sem o enfeite,e aparte da frente, assim:
Aprovadíssimo o resultado, que venham novos modelos e novas cores, vamos fazer muitas!!! Bjux

3 comentários:

  1. gostei .vou tentar fazer..fikou lindo
    http://luanamondeck.blogspot.com.br/
    Moda para meninas.....me segue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, faça sim é super fácil e fica linda, depois mostra pra gente :) ps:seguindo em 3...2...1...

      Excluir