quarta-feira, 13 de maio de 2015

T-shirt Frida Kahlo

Olá garotas, esta semana o post é pra atender vocês, no vídeo que fiz a customização da sapatilha azul mostra a camiseta que fiz com estampa da Frida e me pediram pra mostrar o passo a passo de como foi feita...vocês mandam e ae está :D Confesso, esta foi a que mais gostei até agora, ficou uma graça!!
Para esta customização vamos precisar de:
- uma camiseta básica;
- retalhos de tecido estampado;
- desenho escolhido para estampa;
- papel termo colante;
- caneta para tecido;
- cola tecido;
- tesoura para tecido e papel, lápis.
Vejam na primeira foto os materiais, a camiseta que utilizei tinha estampa na parte da frente, como eu queria sem estampa, acabei cortando totalmente o desenho e virei a camiseta para as costas para ficar básica na frente e ocupar com a minha estampa da Frida. Primeiro precisei cortar a gola da camiseta, acompanhe o desenho da gola para ficar arredondado na parte da frente, na parte que será as costas pode cortar bem mais baixo e depois corrija cortando marcado com as duas partes iguais. Veja na foto dois e três.
Depois de retirada a gola, dobre a camiseta de modo que fique a parte do meio da camiseta dobrada em partes iguais, veja na foto 3, se esta camiseta não tivesse estampa, poderia ter ter deixado o modelo das costas em tiras assim. Só estique depois de cortadas que já fica bem legal, messa as tiras iguais e tire intercalando cada uma, veja na foto 4 acima. O desenho que acompanhei para fazer as tiras formam um triângulo, desta forma não fica tão aberto nas costas porque eu não deixei as tiras, por causa da estampa retirei todas as tiras e deixei as costas mais nuas. Se for deixar com o modelo igual a esta nas costas, deve deixar esta tira na altura dos braços para não ficar caindo as mangas no ombro, depois de esticadinhas, ficam fininhas e você pode fazer um nozinho no centro para não ficar largo. Fiz um nózinho também no começo desta tira das costas para não correr o risco de arrebentar com o uso. Veja nas fotos abaixo.
Depois vamos cortar as peças do desenho escolhido em partes do tecido. Imprima o desenho escolhido no tamanho que deseja ocupar na camiseta, depois recorte cada peça deste desenho no papel e reserve.
Selecione o tecido ideal para cada parte do desenho e cole o papel termo colante no lado avesso de cada pedaço de pano que for utilizar. Veja na foto 1 abaixo os materiais e na foto 2 depois de colado.
Já na foto 3 acima, mostra o pano depois de pronto com o termo colante, faça o desenho do formato do molde do desenho, esta será o pedaço que vai compôr o desenho todo depois de pronto, precisa ser cortado no tamanho que encaixe corretamente. Não deixe partes extras fora da marca a lápis. Estas cortadas na foto 4 acima são da parte da camisa dela, os ombros da Frida. Reserve estas peças e corte o restante, para as flores você pode escolher um tecido estampado com cores bem vivas, combina mais com o estilo dela, fiz o mesmo processo de colar no papel colante e recortei uma a uma. Vejam foto 1 e 2 abaixo
 Depois de cortar todas as partes do desenho em tecido, posicione as peças formando o desenho corretamente na camiseta, uma sobre a outra ou acompanhando o contorno das laterais. Passe com o ferro bem quente, mas não fique muito tempo com o ferro no mesmo lugar, vai passando mesmo para não correr o risco de queimar. Passe por alguns minutos para aderir bem o adesivo do papel, deve ser colado de uma vez só, ou então pode não colar mais. Vejam na foto 3 e 4 acima.
Depois, posicione as peças que ficam na parte acima desta que você já colou com o ferro, são os detalhes do desenho, passe novamente colando as pecinhas sobre as outras, montando o restante do desenho.
Quem quiser pode escrever com caneta para tecido preta, uma frase dita pela artista ou músico, ou que tenha a ver com o desenho escolhido, eu escolhi esta da Frida Karhlo que diz: "Pés, para que te quero, se tenho asas para voar?"
Cortei as mangas, somente a parte da costura mesmo, tirei as barras de cada manga para ficar mais curtinha e larga mesmo, veja na foto 3 acima. Depois fui colocando as flores contornando todo a gola, ombro o seguindo o decote das costas. completei todo o arremate com as flores e depois de colocar no lugar certinho uma do lado da outra, passei com o ferro da mesma forma. Vejam na foto 4 acima.
Vejam nas fotos 1 e 2 abaixo, fui colocando as flores mantendo um pequeno espaço de onde cortei para poder recortar com um acabamento depois, no ombro fiz um detalhe com um ramo maior de flores e depois segui o contorno das costas com as rosas menores acompanhando a volta toda.
Vejam na foto acima, 3 e 4, a parte da frente como a gola, fiz umas flores montando um outro raminho bem no centro do pescoço e depois, um detalhe que fica próximo dos nozinhos das costas também completei com o galho da flor para preencher o cantinho. Tudo para ficar com flores em todas as partes.
Uma dica legal é que se o ferro não aderiu bem as figuras, você pode passar um pouco de cola para tecido e deixar secar um tempinho, em algumas partes o colante pode falhar e a cola ajuda muito a não ficar espaços sem aderir. Só não passe com o ferro depois de passar a cola nas figuras, deixe colar com o tempo normalmente. Depois de seco já pode cortar as rebarbas de tecido amarelo que sobra em toda a camiseta, nesta hora é melhor usar uma tesoura pequena pra controlar melhor o corte em detalhes. Fotos 1 e 2 abaixo
Depois de recortar os cantinhos da camiseta, fica como as fotos 3 e 4 acima. Desde que você não deixe espaço entre as flores, fica o contorno certinho, fica muito charmoso um galho maiorzinho no ombro não é?
Vejam na foto 1 e 2 abaixo como ficou terminada a parte das costas, arrase no sutiã de tirinhas ou um top neutro que tah tudo certo, fica linda com este detalhe aberto nas costas e garanto que não mostra dimais.
Veja como ficou a estampa no detalhe da foto 1 abaixo, com a frase, quem quiser pode fazer um modelo de letras a lápis e depois escrever com a caneta definitiva, ou fazer umas letras manuais mais descontraída como as que fiz. Na foto ao lado mostra ela pronta na parte da frente, espero que tenham gostado, façam e mandam pra gente ver como ficou. Tem muito desenho legal na internet que represente o que a gente goste sem cair no óbvio. Sem contar que não é nada complicado né meninas, bjux.

2 comentários:

  1. linda adorei, mais nao tenho paciencia para fazer

    ResponderExcluir
  2. linda adorei, mais nao tenho paciencia para fazer

    ResponderExcluir