terça-feira, 9 de junho de 2015

Jaqueta com Detalhes em Couro

Olá garotas criativas neste inverno de 2015!! Como estão de jaquetas do ano passado??? Precisando de uma customização?? É pra já, bora pegar aquela jaquetinha que você adora e dar um toque especial :P
Para esta customização vocês vão precisar de:
- uma jaqueta;
- papel para molde;
- pedaço de couro maleável;
- cola para tecido jeans ou universal;
- lápis, linha, agulha, botões e tesoura.
Primeiro você precisa tirar o molde das peças que quer destacar na jaqueta, faça em papel marcando sobre a jaqueta mesmo, vejam na foto 1 abaixo. Eu comprei um retalho de couro preto pra isso mas você pode comprar por metro, acho que um metro e meio já dá para a jaqueta toda. Depois dos moldes de papel feitos a partir de partes da jaqueta pronta, você posicione no couro e marque com lápis para tecido. Recorte como na foto 2 abaixo, todas as peças, a maioria com partes iguais para os dois lados.
Na foto 3 acima, mostra que cortei dois retângulos do mesmo tamanho com as pontas arredondadas, para colocar na altura dos cotovelos na parte das mangas. O pedaço ao lado com bico para baixo é um detalhe das costas, mas é o mesmo formato de um bolso falso que coloquei na parte da frente também, só que um poco maior. Abaixo, como molde de papel por cima, é a parte da gola, precisa deixar pelo menos uma borda extra de um dedo a mais, para colar com dobra na parte de baixo da gola.
Na foto 4 acima, mostra todas as peças já cortadas, as duas iguais que estão na parte do canto esquerdo da foto, um retângulo mais fino com uma ponta no centro, é para fazer os punhos e aquelas partezinhas finas colocadas acima destas, são para fazer os detalhes nos ombros. O formato destas peças vocês determinam ou podem se basear na própria jaqueta como eu fiz, só não se esqueçam de deixar uma parte maior para a dobra. Ao toda fica, cotovelos, detalhe nas costas, gola, ombros, punhos e bolsos na parte da frente.
Depois é só colar cada parte com a cola para tecido em jeans, marque com o lápis para ficar no lugar certinho dos dois lados. Não passe pouca cola, mas também não deixe transbordar muito nas bordas para não manchar o tecido da jaqueta, acredito que se for no jeans mesmo não terá este problema, mas a minha jaquetinha preta é de tecido grosso então melhor você também ter cuidado. Fiz a parte dos cotovelos como podem acompanhar nas fotos 1 e 2 abaixo.
Nas fotos 3 e 4 acima eu coloquei a parte da gola, vire a jaqueta de forma que o couro fique com a cobertura total na parte da frente e a parte de baixo que sobrou você pode passar a cola e fazer a dobra ficando no avesso da gola. Eu também passei a cola para fixar toda a parte da frente, para não ter perigo de sair do lugar. Pode colocar pregadores de roupa para a dobra parar até que seque. Se quiser pode deixar uma dobra maior, mas não vejo tanta necessidade, esta foi suficiente. Espere secar e depois tire para não marcar muito o tecido.
Nas fotos 3 e 4 acima eu colei a parte dos ombros, somente um meio retângulo de cada lado, mas quem quiser pode fazer esta parte arredondada também. Colei abaixo da costura, pendendo para a parte das costas, depois mostro que coloquei os botões nestes pedaços.
Para colocar o detalhe nas costas, marque com o lápis a parte do centro da jaqueta abaixo da costura e cole o bolsinho falso, vejam nas fotos 1 e 2 abaixo.
Na foto 3 acima mostra como é a jaqueta na parte dos bolsos da frente, passei cola nos dois bolsos falsos cortados, como na foto 4, e colei na mesma altura dos dois lados da jaqueta. Veja na foto 5 acima.
Vejam na foto 1 abaixo que na parte da gola, precisa fazer alguns picotes na sobra de tecido que fica por dentro, a parte que encosta no pescoço. Esta parte picotada ajuda a moldar a gola e pode colar as pontinhas também. Vejam como ela fica depois de pronta na parte de trás, foto 2 abaixo, arredondadas acompanhando o formato original da jaqueta. Vejam também que coloquei alguns botões para dar mais alguns detalhes de acabamento. Na ponta do bolso no centro das costas e dois nas costuras.
Também coloquei os botões na parte do ombro, como a tendência militar e outros dois na parte da costura da frente, na altura do peito, vejam nas fotos 3 acima. Já na foto 4, mostro que coloquei dois botões nos punhos, também dá um bom acabamento as emendas dos punhos.
Vejam como ficou depois de pronto com todos os detalhes em couro e botões, eu amei o resultado!!! Posso garantir que as fotos até nem deram o devido destaque que elas merecem, ficou muito legal.
Aposto que vocês também curtiram esta dica de customização e vão correndo pro guarda-roupa pegar uma jaqueta para deixar tão estilosa quanto esta, customizar é tudo de bom mesmo não é??!! bjux

Nenhum comentário:

Postar um comentário