sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Clutch Revista Vogue

Olá olá meninas criativas dimais!!!
Hoje a postagem é somente pra descrever o passo a passo da customização da bolsa carteira que fiz no programa Santa Receita da Claudete Troiano na Tv Aparecida, na participação desta semana.
Quem quiser acompanhar o vídeo vou postar o link aqui em baixo, mas é melhor ver o passo a passo  também para confirmar algum detalhe que tenha ficado em dúvida...assistam: Participação Santa Receita
Fizemos esta linda Clutch Revista Vogue em um cinto em  rosa que ficou uma graça, quem vai fazer também???
Este modelo é um charme, super criativo e fácil de fazer, escolham sua revista preferida, separe um cinto que  não usem mais e façam uma bolsa fashion agora mesmo, na verdade...façam várias porque vocês vão querer muitas deste modelo rsrs
Para esta customização vocês vão precisar dos seguintes materiais:
  1. a capa de uma revista de sua preferência;
  2. papelão firme, mas maleável;
  3. papel contact transparente;
  4. papel contact colorido;
  5. cola branca para artesanato;
  6. cola de silicone;
  7. cola adesivo de contato;
  8. cola adesiva de resistência industrial;
  9. fita dupla face;
  10. fita adesiva;
  11. pedacinhos de velcro;
  12. retalho de tecido;
  13. cinto infantil;
  14. pincel, tesoura e pregadores de roupa.
Vejam os materiais na primeira foto, na segunda foto mostra que colei a capa em um papelão para ficar mais firme e um pouco maior, nesta hora deve espalhar a cola com o pincel para não ficar marcado no papel, passe a cola e espalhe com o pincel, depois cola no papelão. O papelão pra isso deve ser firme, mas deve ser maleável, este que usei é de uma caixa de presente comprados em papelarias, mas poderia ser o papelão de uma caixa de cereal também, é praticamente o mesmo tipo de papelão. Eu deixei uma borda onde vai ficar no alto da bolsa, aumenta um pouco mais o espaço do interior da bolsa quando estiver pronta, se você quiser aumentar o cumprimento dela também, deixe um pouco de sobra nas partes de cima e de baixo da página também. 
Depois recorte o papel contact no tamanho da capa mas com sobra nas laterais de uns 2cm de cada lado, para encapar bem, vejam na terceira foto acima. Depois, na última foto do quadro acima, mostra como começar a colar o papel contact com a sobra para encapar, vai tirando a proteção aos pucos e fixando o plástico até o final da capa. Vejam na primeira foto abaixo como é melhor colar o papel contact para que não tenha amassados sobre a capa, a espátula ajuda muito nesta hora, vincar com os dedos podem causar mais dobras no plástico na hora de colar e daé, pode não conseguir corrigir porque rasga a folha. Na segunda foto mostra que corto as pontas do contact na diagonal para ficar com o acabamento melhor.
Na foto três mostra que eu dobrei a sobra do papel contact na parte do interior do papelão, termino de encapar todas as partes iguais e bem rente ao papelão. Depois, na foto quatro, marque o formato que a bolsa vai ter, pode fixar o modelo no canto da mesa ou nas mãos, mas deve ficar no molde que a bolsa vai ter, bem arredondado, em formato de U.
Agora recorte o que vai ser o forro da bolsa, o tamanho da capa, mas com 1cm a menos de cada lado, este sim, foi cortado com o papelão da caixa de cereal. Tente cortar de forma que as dobras vincadas da caixa, não fique onde vai ter muito destaque, nas partes da frente e de trás da bolsa. Veja na foto 1 abaixo.
Na foto 2 mostra que eu cortei o papel contact colorido com 2cm de sobra para poder encapar, colei da mesma forma que a capa, para não ficar com dobrinhas usei a espátula novamente.
 Lembra as pontinas que você corta para ficar mais fácil de encapar com o contact?? Você pode colar nas bordinhas do interior do papelão, além de segurar o que colou, ainda fica com o acabamento melhor, vejam nas fotos três e quatro acima.
Depois disso, vamos cortar os tecidos, podem ser de qualquer tipo, melhor que sejam retalhinhos para serem bem aproveitados. Corte um retângulo de 7 x 10 mas deixe uma sobra de uns 2cm de cada lado para poder colar na bolsa. Depois passe a cola de silicone e cole o tecido fazendo uma barrinha onde será a parte de cima das laterais da bolsa, no lado dos 10cm, veja nas fotos um e dois abaixo.
Nas fotos três e quatro acima mostra que recortei o papel contact do mesmo tamanho, fiz a barrinha também, passei a cola de silicone para unir na parte de cima e o restante colei o contact. O resultado é como na foto um abaixo. Depois, foto dois abaixo, colei as partes do retângulo nas laterais da bolsa, a parte do contact pra dentro e do tecido para fora, fixei com um pedaço de fita adesiva para ajudar a marcar o lugar certo e depois com alguns pregadores em toda a volta do retângulo e deixei secar por mais ou menos umas 4hs. Cortei os pedacinhos de velcro, passei a cola de silicone e colei nos lugares certinho, bem marcado e medido na parte interna da bolsa, vejam nas fotos dois e três abaixo.
Agora acompanhe nas fotos abaixo, colei as tiras dupla face em toda a volta do papelão da parte interna da capa e deixei uma bordinha de 1cm mais ou menos, para passar a cola de silicone, bem na parte do cantinho de fora do retângulo do formato da capa. Depois na parte de dentro da fita, passei a cola branca para artesanato e algumas tirinhas de cola adesiva de contato. Porque é uma cola especial para bolsa e além de ficar mais que as outras, serve para durar mais tempo também. Fotos um e dois abaixo.
Depois de colar no lugar certinho da bolsa, neste momento veja bem o lado certo da capa com o forro para não colar o tamanho errado, depois segure com os pregadores e deixe secar por mais 4hs, pode proteger a parte da bolsa que fvai ficar com os pregadores com uma tira de papelão que sobrou, assim não marca o apoio dos pregadores nas bordinhas, vejam na foto três acima. Depois recortem o tamanho do cinto e marque o lugar dos furinhos, podem furar com pregos ou com a furadeira, vejam na foto quatro acima.
Vejam na foto maior abaixo que passei a cola industrial no cinto para colar na bolsa, se não for esta cola talvez não fixe muito, mas esta deve secar por umas 72hs, mas se não tiver ela, pode tentar com a adesiva de contato ou deixar sem colar mesmo e arrumar toda vez que abrir o cintinho. Depois fiz a volta toda com o cinto pela bolsa, com um pouco de cola espaçado os lugares, segurei alguns segundos para fixar  e coloquei os pregadores nas pontas para deixar secar por mais tempo.
Agora vejam como ficou a junção da parte interna com a externa da bolsa na foto um abaixo, se tiver bem medido, fica bem certinho quando finalizado, na foto um abaixo. As laterais devem ficar com este espacinho mesmo para começar o tecido, para não aparecer quando vista de frente da bolsa, vejam na foto dois. 
Olhem na terceira foto acima, que graça que ficou o detalhe do cinto na parte de trás, este cinto já tinha isto mas, como você vai ter que diminuir o tamanho do cinto que tiver, você pode fazer com spikes mesmo e uma argolinha de metal. O detalhe da capa de revista na frente também é uma exclusividade...eu achei o máximo e me identifico dimais com o conteúdo da Vogue, sou apaixonada por esta revista e tenho várias em casa, inclusive as repetidas para cortar e as antigas porque não consigo me desfazer ou deixar de consultar!!
Espero que tenham gostado e até a próxima customização tudo de bom pra fazermos juntas!! Bjux

2 comentários:

  1. Olá sou a Karina Santin conheci esta artesã incrível garimpando alguns vídeos sobre customização de sapatos. Sou professora, mas vivo inventando algo pra vender pois adoro ter minha renda extra, e viajar neste mundo da moda e de customização. Então comecei recente a customizar os meus sapatos, levei para escola e pronto começou a surgir encomendas, criei um Facebook para divulgar o meu trabalho e não é que está dando certo? Sim está! Graças a Deus. Minha dificuldade é porq moro é uma cidade no interior da Bahia então falta material específico, até se quizer postar algo sobre algumas tintas (porém segura de forma que não desbotar e nem estrague o sapato), alternativas na pintura dos sapatos vai me ajudar muito. Outra coisa que vou fazer pra mim e depois divulgar sãos essas bolsas. Por quanto pode ser vendida? Sabe minha dificuldade é não saber calcular o valor do produto final ex por quanto posso vender meus artesanatos mas de modo que compense para mim mas como também para o cliente? poderia postar uma matéria sobre isso? Agora quero te parabenizar pelo excelente trabalho e facilidade em explicar o passo a passo. Sem contar na Boa vontade também porque muitas vezes o valor que se ganha não compensa por tanto trabalho de manter um blog. Espero que não desista nunca pois estou aprendendo muito com você é quero continuar. meu email Karinafarias.santin@hotmail.com tel 77 9129 8983. Facebook Ka Farias (KaShoes Personalizados).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Karina!!! Que bom poder ter um retorno assim de pessoas que estão acompanhando o blog e fazendo as customizações, não deixe de fazer por causa de materiais pois tenho certeza que você vai acabar encontrando algumas substituições para todos e além do mais, sempre poderemos trocar experiências durante todo o processo não é??!! Ainda temos muitas coisas para produzir, espero atender todas as expectativas e qualquer dúvida é só entrar em contato que sempre que possível, respondo. Obrigada pelo carinho, bjux

      Excluir