quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Regata com Franja

Olá garotas, estou aqui tentando entrar no ritmo de início de ano e correndo com as fotos e montagens para os posts, mas confesso que está bem corrido, estou tentando agilizar as coisas para postar sempre mais aqui no blog, mas sozinha não é fácil...paciência. Mas enfim, vamos a dica de hoje, ok??
Esta regata branca com franja dourada eu usei na passagem do ano, ficou muito moderna e fresquinha, acho que a franja deu um charme para uma blusinha simples que eu tinha, vejam como ficou:
Eu escolhi a regata, mas esta franja pode ser aplicada em uma blusinha com manga também, a única coisa que precisa ser igual a esta, é a parte do decote, é um modelo quadrado e bem arredondado, eu acho que o caimento da franja fica melhor neste modelo do que as que são somente arredondada, mas isso é muito pessoal, vocês decidem como vão querer o caimento na frente da blusa. Vamos ver como foi o processo de aplicação deste aviamento. Vejam na primeira foto abaixo o que vamos precisar, vai ser:
  1. uma regata, pode ser uma que você já tenha e queira modificar;
  2. cola para tecido;
  3. tesoura;
  4. fita métrica;
  5. linha e agulha para costura;
  6. agulhas de cabeça, para marcar o lugar certo;
  7. aviamento de franja, com o comprimento que desejar;
  8. aviamento de sinhaninha da mesma cor da franja, opcional.
Veja na segunda foto que antes de começar a utilizar a franja, cortei a ponta inicial que sempre desfia um pouquinho no começo e dobrei colando com um pouquinho de cola para tecido, assim,  não vai continuar desfiando enquanto você costura na blusa, segure alguns minutos para secar e já pode usar. Preste bem atenção no lado que deve ser costurado porque um dos lados vai ser desfiado para formar a franja depois de aplicada na blusa, geralmente o lado fixo é o mais grosso, então este lado fica para cima, costurado, ou , pra quem não quiser costurar, pode ser somente colado com cola pano.
 A terceira foto mostra como ficou a ponta depois de seca e a quarta foto mostra que eu usei um pouco da cola também para iniciar a aplicação na blusinha para não sair do lugar, mas quem tem prática para costurar nem precisa colar antes. Eu preferi colar antes de pregar com linha para saber bem certinho o lugar que ia ficar, colei, esperei secar um pouco e depois preguei com uma linha de costura transparente. Vejam na sequência abaixo: Fiz assim, passei a cola, arrumei a franja no lugar certo e coloquei agulhas para segurar no mesmo lugar até secar, vejam na primeira e segunda foto, depois da terceira foto mostra que, continuei o restante da blusa repetindo o processo, na quarta foto mostra como ficou depois de seca, é comum durante este processo, sair algumas franjinhas da linha que será retirada, tome cuidado para não enroscar nas agulhas até você terminar e retirar as agulhas. Pregue com pontos largos de uma linha da mesma cor ou transparente como foi no meu caso, parece uma linha indiana, mas é mais fininha e própria para costura.
Depois de costurar, já podem retirar a linha que segura a franja. Segue abaixo: comecem da ponta onde já está retirado um pedaço (início da tira), segure como apoio o topo da franja e puxe a linha até o final. É muito simples de tirar. Pronto, a blusa já pode ser usada assim mesmo, mas eu preferi mais um detalhe...
Depois de pronta, achei que precisava de mais um arremate como acabamento do decote e um detalhe que levasse para a parte das costas da blusa que ficou sem nada, então resolvi colocar uma sinhaninha da mesma cor, também poderia ser outro aviamento, depende do que encontrarem da cor da franja. Foi uma sutil diferença que eu gostei mais, vejam como fiz: A primeira foto mostra os materiais, mas desta vez só usei a cola no início da aplicação, o restante do processo foi somente com linha transparente e agulha mesmo, veja na segunda foto, como fui pregando sobre a franja.
Na terceira foto mostra como ficou depois de pronta, poderia ter colocado a sinhaninha somente no lugar do decote da regata, mas resolvi colocar também nas cavas e na barra, mas cuidado para não apertar muito na costura porque a blusinha deve ceder um pouco ao vestir e em alguns casos, pode ficar apertado depois de pronta. Quem quiser deixar ela um pouco mais sofisticada, podem colocar algumas pedrarias com brilho no decote, com a linha de costura durante a prega da sinhaninha, ou pregar sobre a franja sem a sinhaninha mesmo, dá outro acabamento super bonito também. Eu estava com pressa de usar, então deixei assim mesmo para o reveillon, usei com com o sapato dourado que mostrei anteriormente, mas acho que vou acabar pregando alguma pedraria depois e usar mais vezes. É claro que vai ficar ótimo pra usar o ano todo, podem variar nos acessórios e nas cores do look e arrasar.
As fotos abaixo mostram as duas formas de aplicar a franja nesta regata, espero que tenham gostado, que escolham uma e façam, ou façam várias porque ficou uma graça!! Bjux

2 comentários:

  1. achei o máximo seu post, então resolvi post também no meu blog, http://jtexcomerciodefranjas.blogspot.com.br/
    ficarei feliz com sua visita.....

    ResponderExcluir
  2. Que bom, vou lah agora e tenho certeza que vou gostar, obrigada! bjux

    ResponderExcluir