quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Renovação de Gavetas do Guarda-roupa

Olá pessoal, hoje resolvi abrir um novo item aqui no blog, que de vez em quando fará parte de algum trabalho de customização mas que não está exatamente dentro da moda e sim, de artesanato mesmo. Coisas que eu acabo fazendo e gostaria de passar pra vocês também, atitudes que de alguma forma também estará envolvendo este contexto de moda. Neste caso de hoje, é uma renovação do meu guarda-roupa porque teve esta pressão mesmo, mas poderia ser uma customização que ajudasse na organização das roupas ou acessórios dentro do guarda-roupa, tais como divisão das gavetas para roupas e acessórios, guardar as bolsas e sapatos, enfim, tudo será comentado com o tempo. O artesanato neste guarda roupa foi feito porque com a mudança que fiz pra outra cidade, ocorreram alguns estragos nela, e é claro que eu não iria me desfazer e sem contar que, já queria fazer algo mais estiloso nos móveis da casa, então, veio a calhar e se eu não gostasse do resultado, teria que me desfazer dele mesmo!!!
Então, agora que sei que ficou bom, façam que vale a pena. Uma renovação das gavetas do meu guarda-roupa, com detalhes no espelho, vejam como ficou linda!
Esta foto mostra exatamente o lado do guarda-roupa que resolvi customizar, a parte do meio, onde ficam as gavetas, a primeira gaveta serve para guardar acessórios de bijuterias e jóias, contendo um espelho que fica deitado na gaveta, estando fechada, e levanta após aberta. Os defeitos que tive após o trajeto da mudança pra cá foram, alguns riscos em algumas gavetas e trincou o canto do espelho. Eu poderia concertar o risco da gaveta com a aplicação da estampa e o recorte da figura tampando o trincado do espelho e se não desse um bom resultado, eu ia ter que trocar o espelho do mesmo jeito, então resolvi tentar fazer e na verdade, adorei o resultado e foi bem fácil de fazer.
Vejam como não precisa de muita coisa para fazer, na primeira foto mostra que usei os seguintes materiais:
  1. cola branca para artesanato;
  2. cola branca escolar;
  3. uma folha de papel de embrulhar presente;
  4. tesoura;
  5. fita métrica ou régua;
  6. lápis;
  7. verniz em spray.
Eu tive a sorte de achar um papel de presente que tivesse a cor de fundo, a mesma cor do móvel, neste caso eu queria que fosse mais discreto mas, poderia ser uma estampa colorida, ou de oncinha, ou qualquer motivo que queiram aplicar. Na segunda foto mostra onde estava trincado o espelho, no canto esquerdo, ainda bem que não saiu totalmente do móvel, senão, era melhor trocar o espelho de uma vez.
Na terceira foto mostra que eu recortei o desenho dos ramos de flores e fui colocando de forma que cobrisse certinho os riscos de quebrado, colei com cola para artesanato, apliquei um galho do desenho também no canto direito pra não dar muito destaque somente para o outro lado, depois aplique a cola comum por cima do desenho, somente uma camada já é suficiente, serve para impermeabilizar o papel para poder receber o verniz. Espere secar por alguns minutos.
Na quarta foto mostra que eu recortei em um papel comum, o contorno do desenho e apliquei no espelho deixando vazado o desenho já colado, antes de passar o verniz em spray, para proteger o espelho do verniz, porque não é fácil de tirar e ia manjar onde não devia. Depois disso é só aplicar, passei uma demão e já foi suficiente, espere secar alguns minutos e pode retirar o papel, o verniz seca totalmente depois de uma hora mais ou menos. Na primeira foto do quadro abaixo mostra como ficou depois pronta com o verniz, eu optei por um verniz semi fosco, para não ficar diferente do restante do guarda-roupa, mas quem desejar um brilho parecendo móvel lustrado, podem comprar o brilhoso que dá este outro resultado.
Para as gavetas o processo é quase o mesmo, eu cortei o formato desejado, colei na gaveta com cola branca para artesanato, eu prefiro esta porque é mais garantido para uma peça como esta, cola madeira e tal, mas quem quiser usar a cola comum pra tudo, pode ser. Passei uma demão de cola sobre todo o papel e esperei secar, após seco, passei o verniz e esperei secar por algumas horas, para evitar mais um pouco o cheiro no quarto. Na última foto mostra o resultado final, com a gaveta de acessórios aberta para mostrar o espelho. Quem quiser pode fazer esta técnica em um móvel de gavetas, las laterais ou em cima também. Usem a criatividade porque dependendo da estampa, podem fazer na peça toda que fica ótimo, acredito que uma junção de estampas coordenadas, também deve ficar muito bom.
Nesta última foto abaixo, mostra como ficou o resultado com uma visão geral do guarda roupa, com todas as gavetas fechadas. A parte de cima serve para guardar as bolsas e a parte de baixo tem algumas caixas de sapatos, com algumas bolsas maiores que não cabem acima das gavetas. Fica bem organizado!
Pronto, gavetas renovadas e lindas, guarda-roupa com cara nova e bem organizado. Isso é bom, facilita na hora da pressa pra se arrumar, espero que tenham gostado e até a próxima! bjux

Nenhum comentário:

Postar um comentário