quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Sapato Dourado

Oi gente!!! Nossa que correria é esse de final e início de ano?? Vontade de acabar logo 2012 ou começar logo 2013?? Não sei, mas o fato é, todo ano é mesma coisa e sempre tem algo que sai de última hora não é? Este ano não seria diferente e meu sapato e blusinha da virada foram feitas assim, de última hora e vou mostrar pra vocês como ficou um arraso!! Este sapato dourado foi feito somente uma renovação da cor, é incrível como a gente sempre se empolga por sapatos e sandálias prata ou dourado para as festas de final de ano e nas primeiras vezes de uso já ficam com cara de velhinhos, mas agora que descobri que é super fácil restaurar, vou fazer na sandália prata também, vejam como ficou:
Ficou tão bom a pintura que até parece novo, igual quando comprei e mais simples impossível, acompanhem no passo a passo: logo na primeira foto vocês podem ver melhor como ficou descascado a cor dourada do sapato com o uso, fica até com um aspecto meio manchado de prateado em alguns lugares,principalmente na marca que o pé causa no sapato, as dobrinhas marcadas no bico, fica muito feio mesmo. Para restaurar foi muito fácil pra tudo, usei somente:
  1. tinta Metal Colors Acrylic da Acrilex, esta cor é Bronze 556, já vem pronta e pode ser aplicado diretamente no sapato, apesar de ser uma tinta que se usa em artesanato;
  2. pincel macio;
  3. fita adesiva para proteger a sola, se precisar porque eu acabei nem usando, o pincel era de um tamanho bom para fazer os cantos;
  4. verniz semi fosco em spray, depois de pronto preferi passar o verniz, por isso não tem na foto.
Começamos na segunda foto, pingue um pouco da tinta e pincele para esparramar, é uma tinta muito fácil de mexer porque não tem perigo de ficar marcado nervuras de tinta conforme passa o pincel, portanto, nem precisa técnica de pintura nenhuma, apenas passe a tinta em todo o sapato com o pincel. Passe uma parte de cada vez mas em todo o sapato, depois passe mais uma demão porque eu achei que ainda não havia fixado muito a cor, as partes mais desbotadas sempre precisam de mais uma, portanto passe duas em todo o sapato para não ficar cores diferentes, como na terceira foto. Veja na quarta foto, como mostra bem certinho a diferença de cor da parte de trás que eu estava passando a primeira demão e a parte mais da frente do sapato, o melhor de tudo é que, este sapato era desta cor mesmo quando novo e nem parece que foi pintado. Depois de pintar duas vezes em todo o sapato, já está pronto, mas eu não gostei muito do tom do dourado depois de seco, achei que estava dando um brilho exagerado que só combina com artesanato mesmo, então, resolvi passar uma camada de spray de verniz fosco para quebrar aquele brilho todo da tinta, mas quem gostar do resultado somente da tinta, pode deixar secar assim mesmo que está pronto.
Como podem ver na primeira e segunda foto, o sapato ainda está com o brilho natural da tinta, coloquei papel por dentro para o verniz não entrar na sola e deixei secar mais ou menos duas horas.
Depois, coloquei uma luva descartável para não sujar a mão que vai ter que segurar o sapato e apliquei o  verniz, na foto não aparece muito a mudança mas posso garantir, ficou com um acabamento que combina mais com o sapato do que o brilho de antes, ficou fosco mas manteve um pouco o brilho do dourado, secou por mais algumas horas e já ficou perfeito. Detalhe que, logo que passa o verniz, parece que vai ficar mais brilhoso ainda mas, o efeito esperado se dá quando o verniz seca, depois de algumas horas. Agora é só combinar com o look branco e dourado para o reveillon e com tantos outros durante o ano!!! Um ótimo 2013 para todos com muita criatividade e atitude para estar sempre na moda, bjux.

3 comentários:

  1. Quanto tempo demorou para secar a tinta antes de passar o spray?

    ResponderExcluir
  2. Olá Paula, esta tinta seca super rápido (se o tempo bem calor melhor ainda), pode secar em 20min, já pode passar o spray, depois disso é melhor esperar alguns dias para usar realmente. Espero que tenho ajudado, bjux

    ResponderExcluir