sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Chinelo Renovado

Oi gente, vamos colocar mais cor nas coisas??
Ainda bem que resolvi customizar este chinelo esta semana, gostaria muito de fazer um chinelo que vi em um tutorial, mas estava com um certo receio que cometesse muitos errinhos na primeira tentativa, então resolvi renovar um chinelo que já usava, para não correr o risco de estragar o novo. Para minha surpresa, não é que deu super certo!!! Então, agora estou desafiando vocês, bora fazer um também com algum chinelo velhinho e ficar pronta para fazer qualquer outro?? Vejam como ficou o meu:
O bom é poder aproveitar alguma coisa que você já tenha em casa, existem técnicas com materiais diferentes que vocês podem acompanhar em tutoriais na internet, escolha um que tenha pelo menos algum material que tenha em casa, pra não fujir da ideia de customizar algo seu. Mas se for comprar tudo, aproveita para escolher primeiro o modelo e compre itens que combinem entre si, tecido, detalhes, aviamentos e etc. Para fazer um como este, vai precisar de:
  1. um chinelo de uso pessoal;
  2. retalho de tecido;
  3. tesoura;
  4. pincel;
  5. cola universal;
  6. adesivo de contato ou cola branca para artesanato;
  7. termolina leitosa;
  8. verniz para chinelo;
  9. viés;
  10. papelão, pregadores de roupa, caneta, linha e agulha.
Como na primeira foto mostra os materiais, eu mudei os lacinhos por botões e não mostra o adesivo de contato porque eu usei na pressa, mas o outra também cola. Na segunda foto mostra que para começar você deve retirar os pinos das alças do chinelo, eu confesso, sofri horrores pra isso, não tenho muita força na mão e ainda ouso deve ter fixado mais, então acredito que o novo você não terá tanta dificuldade pra retirar estas tiras, mas insista, garanto que uma hora dá certo.
Na terceira foto mostra que, abri o tecido na mesa com a parte do avesso para cima e posicionei o chinelo sobre o tecido mas virado pra baixo, com a sola pra cima. Que por sinal, tá aparecendo sujeira do uso mas, juro que tava limpinho, deve ser ainda aquela falta de força na mão pra esfregar melhor hehe...mas enfim, continue. Na quarta foto mostra que já posicionei as duas tiras do tamanho do chinelo no papelão, com o lado direito pra cima, coloquei os pregadores segurando o tecido no cantinho do papelão e passei uma generosa camada de termolina leitosa na área que vai ser usada, não é muito porque quando esparrama some rápido e precisa ser bem passado em todo o tecido.
É importante esparramar bem a termolina com o pincel, mostro na primeira foto abaixo, tem que secar bastante mas antes de colocar no sol, você deve erguer um pouco o pano do papelão para não secar grudado, melhor é tirar deste pedaço que você usou e colocar pra secar no outro lado do papelão que não está molhado de termilona, quando você tocar no tecido e estiver firme e sequinho. A segunda foto mostra  que quando o lado direito estava totalmente seco, eu virei no lado do avesso e passei a termolina também dentro do espaço do desenho do chinelo. Depois de passado em tudo, levante um pouco o pano pra não grudar papelão e leve para secar, mas como vocês podem ver na terceira foto, eu resolvi acelerar este processo e sequei com o secador de cabelos, daí sim, foi bem rápido, em alguns segundo já estava usando o outro lado novamente. Sim, são duas demão na parte do lado direito do tecido e no avesso apenas uma. Depois de totalmente seco,retire do papelão e posicione ao lado de cada pé com o desenho de direito e esquerdo certinho pra não errar, já pode passar o contato onde vai colar o pano, eu usei uma colherzinha de plástico para esparramar a cola, mas pode ser um palitinho de sorvete também.
Depois, posicione o tecido no lugar correto, veja na segunda foto abaixo, coloquei o pano e apertei bem com o tecido pra baixo e depois pra cima, pra ver se não enrugou em algum lugar, depois espere secar.
Enquanto isso, cubra as alças, comece com o viés escondendo a ponta com a cola e depois vai enrolando em toda a tira, eu preferi ir colocando um pouco de cola universal durante este processo também, até o final.  Mesmo colando as pontinhas, eu costurei com a linha transparente, fica mais firme. Depois de seco,pode recortar as bordas do tecido em volta do chinelo, o teste com este chinelo já usado foi bom nessa fora. Eu não sei se foi o modelo da tesoura que usei mas, precisa de atenção nesta hora poque eu dei umas entradinhas e cortei dimais o tecido que cobria a palmilha do chinelo, não precisa ser tão rente, melhor colar as rebarbas que ficarem do que cortar o chinelo não é?? Na segunda foto já mostra que fiz os furos com a tesoura, onde vai ficar as alças, deve ser furado antes de passar o verniz.
Na terceira foto acima, vejam que coloquei um pouco de verniz na tampinha e passei sobre o tecido do chinelo, a termolina serve pra essa hora, o tecido não enxuga o verniz, por isso dá um acabamento mais bonito e não suja tanto com o uso. Passei duas vezes em casa um, mas com uma demão já estava bonito, espere secar bem, eu deveria ter esperado até mais, deixe algumas horas é melhor. Quarta foto, recoloque os pinos das tiras no chinelo. Afff mais sofrimento nessa hora, boa sorte...
Coloque os botões, eu fixei com a cola universal mesmo pra fazer bem rapidinho e não ficar segurando no lugar, com o lacinho deve ser melhor pregar com linha mesmo e qualquer outro detalhe, depende do que vocês escolherem, usem a criatividade e a variedade de opções que encontrarem. Pronto, eu gostei do resultado, mas gostei mais ainda de conseguir treinar para encarar o próximo. Espero que tenham gostado e que façam, esta com certeza vocês devem ter um precisando de uma cara nova, uma cor, um detalhe nas tiras...até a próxima. Bjux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário