quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Faixa de Caveira para Cabelo

Oi gente,
Hoje vou mostrar pra vocês uma ideia que tive com um acessório que está por ae no mercado e que virou uma mania com a garotada, podem ser encontradas em muitas lojas do setor. O mais legal, é que vai se transformar em um acessório feminino bem simples de fazer e super estiloso. Vamos fazer uma faixa para o cabelo, olha que graça que fica, aproveitem:
Primeiro quero mostrar um material principal que usei pra fazer estes acessórios, comprei um pacotinho destas tatuagens de tecido fininho que estão usando nos braços e pernas, é bem comum achar em lojas de variedades e presentes. Um pacote vem com duas unidades, então vamos usar uma para fazer uma faixa para o cabelo e a outra vamos fazer uma faixa para usar na cintura (não no mesmo look, é claro), a diferença é o tamanho da tira de tecido por dentro que vamos usar durante o processo de fabricação da faixa, que serve para amarrar atrás. A faixa que usaremos como cinto, vou ensinar no próximo post, neste vou mostrar somente a faixa de cabelo, apesar de ser quase o mesmo processo. Vamos ver como é este produto que estou falando, tatuagem de tecido, vocês já devem ter visto por ae:
A primeira foto mostra como você encontra embalado nas lojas, dentro de um papel em formato de braço, o modelo do canto à direita é o que escolhi, de caveiras com rosas vermelhas. A segunda foto mostra como ele é usado, no braço mesmo, direto na pele e com a manga da camisa solta por cima do arremate. A terceira e quarta foto mostra outros modelos de estampas, tem muita opção pra escolher. Abaixo, veja a top Gisele na foto com um destes no braço para um comercial, tem que sustentar a ideia mesmo par usar um destes por ae, dependendo da situação e ocasião, até ousaria. Notem que ela está usando uma faixa preta no cabelo, esta faixa que vamos fazer com este material, amarra por baixo do cabelo, pode ser usada com o cabelo preso como "rabo de cavalo" ou solto mesmo.
Abaixo, na primeira foto, vejam como é a tatuagem de tecido fora da embalagem, a segunda foto eu vesti minha mão por dentro dele, pra vocês verem o caimento do tecido, é bem fininho e transparente para imitar a pele mesmo, por isso, no caso deste artesanato, vamos precisar de um forro para não confrontar com o desenho do verso, mas o tecido te que ser molinho também para não ficar grosso em volta da cabeça.
Na quarta foto mostra os materiais que usei, vamos precisar de:
  1. uma faixa de tatuagem de tecido, se não acharem, pode usar uma tira de outro tecido qualquer com a estampa que gostarem
  2. fita métrica;
  3. tesoura para tecido;
  4. lápis;
  5. tesoura para papel, para quem quiser contar a partir de um molde, eu cortei sem basear no molde, até porque, não precisa de muita precisão no corte e no tamanho do tecido que sobra da tira, portanto, este molde que cortei para a foto não tem o tamanho de medida real, cortei como modelo pra dar ideia de como seria;
  6. um retalho de tecido de malha da cor que preferir, eu optei por este amarelinho porque mantém um pouco mais a cor do fundo da estampa;
  7. linha e agulha.
Corte o tecido dobrado, se for malha corte no sentido que acompanha o tecido ao esticar, do contrário, ele não vai esticar junto com a faixa na hora de amarrar e pode não ficar muito bom. Corte no tamanho de 8 x 58 cm de comprimento até a ponta em formato de bico, veja no modelo do molde, fica mais bonito fazer uma ponta no final, tipo corte de fitas em laço pois dá melhor caimento quando amarra. Fica bem melhor do que deixar quadrado, mas isso é opcional. Outra dica é abrir um puco a largura do tecido ao cortar o final da faixa, comece com 8 cm, vai até o pedaço que vai ficar por dentro da faixinha de tatuagem mas, na outra extremidade, pode ter até 9 cm que fica bonito um pouco maior, veja no molde. No total, o tecido aberto tem que dar mais ou menos 116 cm de comprimento. Agora é só passar o tecido por dentro  da faixa e tentar deixar a tatuagem de tecido mais ou menos no centro e bem retinho nas bordas, tem que arrumar bem antes de pregar para não torcer quando for usar. Dê alguns pontinhos nos pontos principais da faixa, nos cantos e no centro, sempre na parte de trás da faixa para não aparecer muito o nozinho da linha. Se houver necessidade, apoie os tecidos com agulhinha de costura para não sair do lugar, antes de pregar. Vejam na foto abaixo a faixa de caveiras pronta, a primeira mostra ela sem amarrar e a segunda como nozinho:
Pronto, agora é só usar como quiser, veja na foto abaixo, como a mesma faixa pode ser usado de formas diferentes no cabelo. Pode ser preso ou solto, por baixo ou por cima do cabelo, cada um tem um estilo próprio, compare com algumas formas de uso desta faixa de cabelo na foto abaixo e varie sempre que quiser.
Espero que tenham gostado e que façam rapidinho. Não esqueçam de correr para o próximo post e aproveitar a dica para a outra tatuagem de tecido que restou, tenho certeza que vão adorar. Bjux

Um comentário: