segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sapato de Caveira Mexicana

Olá garotas, super ansiosa pra mostrar este sapato de caveirinhas mexicanas, são estas caveirinhas coloridas e com desenhos de flores que estão se impondo por aí. Adorei o resultado e não imaginei que fosse tão rápido e fácil de fazer, acompanhem comigo e façam pra vocês, tenho certeza que vai ficar lindo!!
Para fazer este sapato vocês vão precisar ter:
  1. um sapato usado, se não tiver a cor que desejam para este trabalho, pinte-o totalmente antes de começar a fazer os detalhes, no meu caso, eu preferi deixar a cor amarelinha do sapato para combinar com a proposta e com as cores dos desenhos utilizados;
  2. tesoura para papel;
  3. uma tira de desenhos adesivos de aplicação em artesanato tipo decoupage;
  4. pincel;
  5. uma paninho de limpeza para retirar a tinta que possa borrar em lugar errado;
  6. uma fita adesiva, para proteger as partes do sapato onde não vou pintar com a mesma cor;
  7. tinta para artesanato PVA, também pode ser usada para pintar o sapato porque neste caso ainda vai receber uma camada protetora do verniz por cima da tinta;
  8. um verniz em spray, eu prefiro semi fosco porque não fica com um brilho muito artificial para sapato, mas também não precisa ser em spray, eu acho melhor para passar e secar, mas pode ser um de lata pra passar com pincel mesmo.
  9. uma cola adesivo de contato, porque a cola universal não segurou os lacinhos suficiente;
  10. cotonete para limpar o excesso de cola nas laterais dos lacinhos;
  11. 4 lacinhos para decorar, opcional.
Primeiro recorte os desenhos da tira que escolheu para decorar, lembrando que existem vários tamanhos, cores e modelos em lojas para artesanato ou papelarias. E vamos começar todo o processo.
Na primeira foto abaixo, preparei para pintar a sola do sapato, quem quiser pode deixar como está mesmo, mas tá super na moda mudar a cor da sola do sapato e que ele seja chamativo, então escolhi o meu rosa pink, mas também não precisa combinar, fica muito legal ser uma cor que não seja a do sapato nem dos detalhes. Na segunda foto mostra como estava pintando, não tem problema borrar porque protegi com a fita adesiva, duas demãos de tinta foi suficiente, mas isso deve depender da cor, acho que se for mais clara, deve precisar de mais algumas passadas, enquanto seca um pé já pode pintar o segundo e voltar no primeiro sapato pintado para a segunda demão, seca super rápido, protegi o taquinho também porque quis deixar marrom mesmo, a cor original.
Note que na terceira foto quando tirei a fita, tinha borrado um pouquinho no salto, esta tinta é fácil de tirar os borrões, apenas com um paninho úmido passando bem delicadamente já limpa, isto também depende do material do seu sapato e se não pintou ele todo de outra cor antes, então se este for o caso, corrija com a tinta mesmo, a cor do restante do sapato que você já havia pintado antes dos detalhes. Deixe secar por mais ou menos 20 min em algum lugar que você vista o sapato de ponta cabeça para não danificar a tinta até secar totalmente, eu deixei nos pezinhos de uma cadeira virada sobre a mesa.
Pintei os detalhes na parte de cima do sapato, como podem ver na primeira foto do quadro abaixo, podem ver de pertinho como era antes, no canto esquerdo e no canto direito como ficou sendo pintado de rosa, mas neste caso, como são detalhes do sapato com um pouco de relevo, eu tive que passar três demãos de tinta pra ficar bom e bem preenchido. Se tiver habilidade com o pincel, nem precisa proteger a parte que não vai ser pintada de rosa em cima do sapato com a fita adesiva, se borrar um pouco, já sabe, sai com paninho ou deve pintar da outra cor que for o seu sapato.
Na segunda foto já mostra como eu colei as figuras, são adesivas então é só retirar o papel de proteção e colar no lugar desejado, não é regra, mas eu quis os sapatos com figuras que fossem iguais e com proporções iguais nos dois pés, então separe as figuras antes e veja certinho onde cabe, porque não dá certo tirar e tentar outra vez, onde colar vai ficar. Cole todas as figuras em todos os lados do sapato.
Na terceira foto mostra que em alguns cantinhos da figura precisa colar melhor, então aproveite para apertar o desenho de todos os lados da figura para fixar bem, na última foto mostra como ficou, mas ainda não terminou.
Veja na primeira foto abaixo que coloquei uma luvinha descartável para proteger a mão do verniz, segure o sapato um pouco distante do jato e aplique, apenas uma camada e leve de verniz em spray e já é suficiente. Espere secar, sem relar nada, por mais ou menos duas horas pra garantir, se achar meio molhado, espere mais até secar totalmente. Depois, proteja por dentro do sapato com uma sacolinha de papel amassada, para não ir verniz dentro do sapato, aplique o verniz nos locais restantes das partes, frente, atrás e laterais. Deixe secar por mais ou menos umas 3 horas, eu não marquei isso muito bem, esqueci o sapato lá secando e fui fazer outra coisa, é melhor.
Agora, depois de bem seco, pode aplicar os lacinhos, tentei usar a cola universal mas não segurou muito bem, optei por esta outra cola que parece ser mais forte, que se chama adesivo de contato, mas podem tentar com outra se ficar segurando por algum tempo até secar a cola. Limpei o excesso de cola com um cotonete e pronto, deixar secar por mais 20 min. Colei o lacinho na parte de trás do sapato e depois na parte da frente, existem vários modelos e tamanhos, você escolhe qual fica mais no seu gosto. Pra mim, este foi que o que combinou mais e o tamanho também é ideal.
Quarta e quinta foto mostra como ficou o sapato na frente e como ficou atrás depois de pronto. Eu só não recomendo usar em dias de muita chuva para não danificar os detalhes deste sapato, trata-se de um sapato mais artesanal e para estes dias de chuva, você tem outros para usar. Deixe que este sapato fique para as ocasiões em que possa estar mais protegido e ser visto, este é o propósito não é?
Agora é só combinar com um look neutro ou ousar um pouco com cores que combinem com as do sapato e pronto. Quem quiser começar aos poucos, podem optar por colocar o adesivo somente na sola do sapato, neste caso, corte a figura nas laterais da sola porque fica melhor que o desenho completo, como na primeira foto abaixo. Na segunda foto já mostra uma opção mais delicada, com apenas um desenho da Hello Kit na lateral e um laço de fita na parte de atrás, mas a sola é pintada de pink, linda!
As outras fotos seguintes, mostram outros modelos que podem ser colados por completo, recortando as figuras que sobrarem nas laterais do sapato, ou dobrando um pedacinho pra dentro na parte de cima do sapato.
Inspirem-se em muitos outros modelos que dá pra fazer esta técnica e fica totalmente diferente, vejam.
Tem modelos pra todos os gostos, espero que gostem de algum e façam, até a próxima! bjux

Um comentário: